A balança



Esta ideia de achar muito bonito ver uma mulher grávida só é verdade nos outros. Eu sempre achei as minhas amigas grávidas muito bonitas, mas duvido que alguma grávida olhe para sim e ache que está bonita. Duvido. As mulheres, ou melhor dizendo algumas mulheres, têm um problema crónico com o espelho. Eu sou uma delas. Por melhor que possamos estar naquele que é o nosso peso ideal, infelizmente nunca estamos satisfeitas. Ora na gravidez não havia de ser diferente. O peso é uma questão sensível. Agora e sempre. A mim, pessoalmente, preocupa-me mais o corpo depois da gravidez que o corpo durante a gravidez.
Há um mês que ando para escrever este texto... A nossa ecografia do rastreio dos 3 meses foi tudo menos simpática. Se não fosse pelo pequenino mini-moi no ecrã e a minha capacidade de filtrar o que me dizem, acho que tinha saído de lá traumatizada e angustiada. Já ia avisada que o médico era intragável em questões do peso das mães, mas ia tranquila porque achava que 2Kg naquela altura era normal. Pelos vistos para o senhor doutor o NORMAL é aos 3 meses ter engordado 1/2Kg (na realidade, basta não ir ao WC para se estar grávida!). Claro que, tal como ele afirmou escandalizado: hoje ainda não atendi uma única grávida normal. Eram 19 horas. O conceito de "grávida normal" parece-me não existir. Com todas as mães com quem tenho falado e de tudo o que tenho lido, não existe uma grávida normal. Todas são diferentes. Umas engordaram 9, outras 20Kg (ou mesmo mais) e na maior parte dos casos tinham atenção ao que comiam. Compreendo que antigamente houvesse aquele habito do comer por dois, mas penso que hoje em dia estes casos são raros.
O que me chateou não foi o chamar de atenção, foi o facto de não me ter perguntado mais nada. Fazer um juízo de valor sem saber nada sobre mim ou sobre a minha gravidez, porque nem se quer é o médico que me acompanha. Se não saberia que desde que engravidei tenho passado os dias sentada a escrever a tese. Se não saberia que o meu peito aumentou 12 cm. Se não saberia que faço exercício 3/4 vezes por semana. Etc... Enfim... Acredito que nenhuma mulher se sinta feliz por engordar mesmo quando está grávida. Resultado, na ecografia morfológica quando me perguntar pelo peso vou mentir... Há um limite para as idiotices que ouvimos.

Comentários

Mensagens populares